Artista | Gabriella Arantes | @gabriella.arantes

(1974, São Paulo, Brasil)

Graduada em Artes Visuais pela FAAP com extensão em Moda em Florença, Italia e Desktop Publisher em Cleveland, Estados Unidos. Gabi circulou por editoriais de moda na década de 90. Depois de viver por um ano nos EUA, colaborando em diversos estúdios fotográficos com produções e edições de moda e objetos, partiu para a área da publicidade em agências, sempre na área de criação. A gastronomia entrou na vida de Gabi em 2004 onde atuou por mais de 15 anos como diretora de Marketing, Mídias Sociais e Relações Públicas e Assessoria de imprensa além de contribuir na criação de moodboards customizados e set design para eventos memoráveis.

Experiências como estas, durante seu trajeto acadêmico e profissional foram fundamentais para aguçar o seu olhar estético e continuarão a contribuir e enriquecer o repertório de sua produção artística e visual.

Explorar as irradiações sensoriais a partir das materialidades, da memória, do espiritual e do intuitivo são particularidades da minha pesquisa artística. Materialidades em todas as modalidades artísticas contemporâneas que exploro como gravura, cerâmica, escultura, pintura, instalação, desenho, desenho digital, entre outras.

A repetição formal pelos gestos que cada uma delas exige e nas quais acrescento as particularidades do fazer de uma mulher artista, na concepção, construção e exibição das obras de arte. Incorporo os discursos visuais potencializando os diálogos entre a desconstrução dos corpos, anatômicos ou não, reforçando as linhas nos desenhos, o cromatismo na pintura, as cartografias voláteis nas gravuras, nas texturas e formas dos procedimentos cerâmicos e nas espacialidades projetivas nas esculturas e instalações.

Com as obras de arte aguço as discussões da efemeridade perene das linhas, dos gestos, da espacialidade em suas abordagens dialéticas e políticas, explorando-os a partir das minhas memórias, de aromas, de sons e de texturas. Fusionar a pintura e o desenho digital, já trabalhado em minha profissão anterior como designer, na arte contemporânea. Os procedimentos cerâmicos com suas possibilidades de imersão nas formas e texturas naturais, assim como a exploração da interdisciplinaridade, combinada com a fluidez das pinceladas, enquanto a arte digital impressa nos desenhos e as gravuras permite a expansão e a transformação dessas linguagens para novos contextos e perspectivas. O efêmero hibridizado nos suportes, nos conceitos e no representado para ser interpretado como diagramas sensoriais cíclicos, dialéticos aparentemente incoerentes e cuja coerência se da pelos desafios enfrentados e transbordados na perfeita imperfeição das obras de arte.

Gabriella Arantes
Convergências, 2024
Acrílica, lápis dermatografico e carvão vegetal sobre madeira.
Modelagem manual com argila. Queima em forno elétrico a 800º C apoiada sobre madeira.
Tela 80,5 x 73 x 2cm
Escultura 33 x 21 x 23 cm

Gabriella Arantes
Da série Abismos, 2025
Figura em acrílico em folha de ouro, linha de algodão e cianita esverdeada sobre base de madeira e caixa em acrílico.
37 X 8,5 X 7,5cm

Gabriella Arantes
Da série The perfect imperfection, 2025
Xilogravura impressa em papel stille naturalle 120gr com tinta offset.
99 x 66 x 2 cm

De 28 de agosto a 20 de setembro de 2025

De 28 de agosto a 11 de setembro de 2025
Espaço República
Rua São Luiz, 86 | 5o andar
São Paulo - SP

Visitação
Quinta a domingo, das 13h às 18h
Entrada gratuita

Abertura
28 de agosto | 17h às 21h