Artista | Yudji Oliveira | @triste.plutao

Nesta exposição apresento duas pinturas acrílicas em diferentes suportes.

"Noite de Caça" de 2023 é uma obra em tela de 1 x 1 m, que faz parte de uma pesquisa sob a imagética humana e ancestral, criando uma figuração com a representação de pessoas azuis, etnograficamente descompromissado da responsabilidade de corresponder a algum tipo de arquivo de um povo ou cultura em específico, Desta forma, a pesquisa procura utilizar desses arquétipos universais para uma construção de narrativas e concepções diversas e singulares.

Na obra "Retrato" de 2022, utilizo das características efêmeras da caixa de papelão, para pintar uma imagem em busca de representação de sentimentos confusos e traumas abertos, em forma de um retrato deste mesmo objeto, traduzindo uma relação de "documentário" para uma pintura não representativa. A técnica em tinta excessivamente aguada traduz o descontrole e o impulso natural, como no ato de escorrer a tinta feito uma lágrima. Nesta pesquisa, percorro pela cidade de São Paulo, em bairros como Bom Retiro, Liberdade e República, na busca por materiais que se comuniquem com essa carga de relatos de sua própria trajetória, seja por suas marcas ou danos, ou nos logotipos e o símbolos impressos, complementando na pintura algo que está interno a sua imagem inicial, elevando esse objeto que ora era lixo, ao status de arte.

Yudji Oliveira é artista visual e cineasta nipo-brasileiro, nascido em Itapetininga (SP). Sua produção investiga as relações entre memória, trauma e representação, a partir de procedimentos que oscilam entre o documental e o ficcional. Trabalha com diferentes suportes como vídeo, super 8, pintura e têxtil.

É graduado em Artes Visuais pela Universidade do Algarve (Portugal) e participou da residência artística no Museu Zero, em Tavira, voltada à experimentação em arte e tecnologia. È idealizador e diretor do Festival de Cinema de Itapetininga, voltado à difusão do cinema brasileiro em territórios distantes dos grandes centros urbanos.

A minha prática parte da perspectiva de criar registros, sejam eles ficcionais ou documentais, utilizando da abordagem artística para construir em diferentes meios, como o uso do cinema, pintura ou arte tèxtil (bandeiras), histórias que permanecem dentro de um subconsciente humano sob a prova da bagagem de suas vivências, traumas e memórias, divididas sob a perspectiva de distintas relações - o relato e o retrato.

Yudji Oliveira
Noite de caça, 2023
Tinta acrílica sobre tela
100 x 100 cm

Yudji Oliveira
Retrato, 2022
Tinta acrílica sobre papelão
71 x 57 x 9 cm

De 28 de agosto a 20 de setembro de 2025

De 28 de agosto a 20 de setembro de 2025
Espaço República
Rua São Luiz, 86 | 5o andar
São Paulo - SP

Visitação
Quinta a domingo, das 13h às 18h
Entrada gratuita

Abertura
28 de agosto | 17h às 21h